terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Usuários de saúde mental encontram na cozinha a reintegração social

Por Larissa Canova Mendes

Pacientes do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira conseguem retomar a auto-estima e a capacitação profissional através da Oficina de Culinária e Eventos. O projeto é fruto da parceria entre a Associação “Cornélia Vlieg” e o Cândido Ferreira e oferece aos “oficineiros” cursos de aperfeiçoamento em gastronomia.

Os usuários de saúde mental, mesmo tento condições de exercerem uma função no mercado de trabalho, ainda encontram dificuldades para retornar ativamente à sociedade. Esse problema é trabalhado na Oficina de Culinária e Eventos onde os participantes não medem esforços e colocam a mão na massa, fazendo doces e salgados.

O ex- interno Silvio Burza conta que durante o tempo que passou em casa sob medicação não tinha perspectiva de vida, nem auto-estima, “A culinária foi uma porta para o mundo, o contato com o público nos eventos me fez reintegrar à sociedade”, alegra-se.

A nutricionista e integrante da Oficina de Culinária e Eventos, Mariana da Silva Almeida afirma que as horas que os pacientes passam na Oficina servem, também, como uma terapia ocupacional, “eles estão aqui para saber que são capazes de fazer um trabalho e receber por isso”.

Para ingressar na Oficina os pacientes passam por uma seleção com os monitores que analisam o interesse, a habilidade e o talento para a área gastronômica. Os “oficineiros” recebem uma bolsa em dinheiro para ajudar nas despesas pessoais. “Além de me realizar pessoalmente tenho a bolsa que me ajuda a pagar as contas, pois antes minha única fonte de renda era a aposentadoria”, diz Burza.

As Oficinas

No total existem 12 oficinas que atendem aproximadamente 250 usuários, são elas: Agrícola, Construção, Culinária, Gráfica, Marcenaria, Mosaico, Papel Reciclado, Serralheria, Velas, Vitral Plano, Vitrais e o Projeto Parceria que oferece aos pacientes a oportunidade de trabalhar em contato com às equipes de profissionais do Cândido Ferreira.

Em 2002 foi inaugurado o Armazém das Oficinas, loja que vende os produtos confeccionados pelos usuários de saúde mental e possibilita à proximidade dos moradores de Campinas ao trabalho realizado pelos “oficineiros”.

O Armazém das Oficinas está localizado na Rua Coronel Quirino, 172 Cambuí – Campinas. Fones: (19) 3251-9677 ou 3294-4090.

1 comentário:

Ayala F* disse...

Isso aí! Além do talento pra tele vc também manda muito bem em online!

Parabéns pela sensibilidade com a qual vc escreveu a matéria!
Falar de saúde mental não é muito fácil, mas vc fez isso com muito carinho!
Beijão!