terça-feira, 11 de dezembro de 2007

700 toneladas de alimentos são doadas por mês em Campinas


Por Ayala F. Moitinho

Ter como acompanhamento nas refeições um prato de legumes é uma cena rara entre a população mais carente da cidade de Campinas. Esta é a realidade que o Instituto de Solidariedade Alimentar (ISA) tem o objetivo de mudar.

O instituto doa em média 700 toneladas de alimentos hortifrutícolos por mês para 110 entidades assistenciais cadastradas. Além disso, também acolhe 80 bairros da periferia de Campinas, como o Parque Oziel, Monte Cristo, Campo Belo e Jardim São Marcos.

Segundo Jairo Pereira Leite, gerente do ISA, são beneficiadas aproximadamente 2.500 famílias/mês que recebem as doações uma vez na semana, distribuídas em 70 pontos da cidade.

O ISA surgiu há 12 anos através da percepção de que o CEASA tinha um grande volume de produtos excedentes durante o mês. Em princípio a idéia era fazer uma sopa destes produtos e distribuir para as regiões carentes da cidade, porém o volume era muito grande e optou-se pelas doações “in natura”. “Antes, esses alimentos eram lixo, eram jogados em um container e iam para um aterro sanitário. Além de desperdiçar o produto, ele [CEASA] ainda pagava o custo de remoção, onerando seus gastos, e contribuindo para diminuir a vida do aterro”.

Segundo a Cidade dos Meninos, uma das entidades que recebe doações do ISA, o ato é de extrema importância para a manutenção de seu projeto: um abrigo para crianças e adolescentes em situações de risco. É o mesmo caso da entidade Educandário Eurípede.

As instituições cadastradas pelo ISA são sem fins lucrativos e cuidam, em geral, de crianças em situação de abandono, portadores de deficiência, idosos, pessoas em reabilitação de substâncias químicas e outras. Um dos requisitos legais para se habilitar no programa é que seja um local inscrito no Conselho Municipal de Assistente Social.

A Prefeitura Municipal de Campinas, os permissionários do CEASA juntamente com as fundações Feac e Educar apóiam o ISA em sua iniciativa. “O trabalho do ISA é dado pelo conjunto do poder público, sociedade civil e empresas”, completa Jairo Pereira Leite.

3 comentários:

Anónimo disse...

Mtooooooo bommmmmmmmmmmm

dieta para todos hehehe!

Anónimo disse...

Opaa!!
Mto boa a matéria hein!
É ótimo saber que esses alimentos não são mais desperdiçados!
Está de parabéns Ayala!

Anónimo disse...

Ayalit´s,

Parabéns adorei a matéria!!!
Adoro matérias de hortifruti, só faltou falar dos tomates!!rsrs

Você está super dedicada heim!?!?!tudo isso é pra não sentir saudades da facul no ano que vem??!!rsrsrs

Um beijo baby!!

Pri

Ps: pô vou sentir saudades das nossas "atividades" na facul...sozinha não vai ter graça!!! :-(