segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Aproveitamento dos restos

O Serviço Social da Indústria (Sesi) desenvolveu o programa “Alimente-se Bem com 1 Real” que oferece cursos gratuitos à população sobre como aproveitas alimentos ricos e nutritivos que são jogados fora.

Segundo a nutricionista integrante do projeto Claudia Borelli, “É importante a utilização de cascas, talos e folhas, pois há um aproveitamento integral dos alimentos, além de diminuir os gastos com a alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos e torna possível a criação de novas receitas”.

Para a nutricionista, esse conceito deve ser realizado no dia a dia por qualquer pessoa, independentemente de sua classe social ou econômica. Isso significa eliminar alguns preconceitos alimentares de que esse tipo de alimentação é somente usada em programas sociais voltados para população de baixa renda, e não levam em conta o valor nutricional de alguns alimentos, que quase sempre está concentrado nas cascas ou folhas.

Para Claudia, essas partes dos alimentos que posteriormente iriam para o lixo podem ser bem aproveitas, servindo para suprir a carência de nutrientes no organismo, e tornando o cardápio mais saudável e criativo. (Thaize Scarelli)

Sem comentários: