segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Natal tropical, transforme sua ceia

Por Francisco Lima

A ceia de Natal tradicional, que estamos acostumados a seguir, é característica de países onde predomina o frio nessa época do ano, por isso é uma refeição calórica, composta por gorduras de todos tipos, para o estoque natural do organismo.

“Muita gente, ao pensar na ceia não imagina que esta possa ser elaborada com produtos do nosso cotidiano, o que já contribuiria para que nosso organismo não tivesse uma sobrecarga com a ingestão de produtos típicos do Natal europeu”, explica a nutricionista Joana Luisa Fernandes.

Uma boa pedida é substituir as carnes por peixes, como por exemplo, uma receita de salmão ao molho de maracujá com castanhas e uma sobremesa de mousse de goiaba ligth, além de ser uma receita tropical, é mais barato e leva ingredientes funcionais.

Alimentos Funcionais, o que é isso?

Funcionais são os alimentos naturais ou acrescidos de algum ingrediente, que seja capaz de produzir efeitos metabólicos ou fisiológicos nas funções normais do organismo. Ou seja, além da função básica de nutrir, trazem efeitos benéficos à saúde, como redução do risco ou prevenção de algumas doenças.

De acordo com a ANVISA, o alimento ou ingrediente para ser considerado funcional, além dos benefícios já citados, também devem ser seguros para consumo sem supervisão médica.
É preciso ficar atento porque alguns produtos industrializados que se dizem funcionais possuem concentração muito baixa do componente ativo, sendo necessário o consumo de uma grande quantidade para se verificar algum resultado.

Vale lembrar: alimentos funcionais não são remédios e nem operam milagres. Nada substitui um estilo de vida saudável. Uma alimentação equilibrada que contenha diariamente alimentos de todos os grupos na quantidade correta, já proporciona efeitos funcionais naturais.


Sem comentários: