segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Dietas milagrosas podem causar prejudicar a saúde


Por Bruna Barusso

Com a proximidade do verão aumenta a busca pelo corpo ideal e muitas pessoas optam por dietas radicais, sem orientação médica e acabam prejudicando a saúde.

Segundo pesquisa divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, dados relevam que 60% dos brasileiros fazem dieta sem acompanhamento médico. O levantamento foi feito em oito capitais e analisou 1,5 mil casos. A pesquisa revelou também que no interior do estado 21% das pessoas fazem algum tipo de dieta.

A procura pela dieta perfeita, as chamadas ‘milagrosas’, levam (especialmente as mulheres) a se despreocuparem com a qualidade de vida e visam apenas a perda de peso em um curto período de tempo.

De acordo com o endocrinologista Dr. Bruno Gelonese, do Hospital das Clínicas da Unicamp, não existe dieta milagrosa. A escolha aleatória da dieta pode levar a recuperação do peso depois do período estabelecido. Outro fator preocupante que o médico destaca é a maneira que as pessoas escolhem para perder peso. “Qualquer dieta para ter perca de peso tem que ter redução de caloria, mas o problema é quando esta redução ocorre com outros nutrientes essenciais para o organismo, como vitaminas e proteínas”, afirma.

A grande diferença da qualidade das dietas está em quem quer perder peso, para fins estéticos, e para quem realmente precisa perder peso, nas questões relacionadas à saúde. O médico alerta ainda, que para o uso dos remédios, mesmo os naturais, os cuidados devem ser os mesmos. “O uso de remédio teve estar relacionado com o plano dietético e o plano de atividades físicas. Ele não pode ser considerado a base do tratamento, deve vir após uma mudança no comportamento alimentar juntamente com as atividades físicas”, diz.

Saiba mais
Conheça os perigos da auto-medicação
Dietas devem evitar o jejum

Sem comentários: