sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Doação de leite materno tem queda no período de férias


Por Larissa Canova

A Secretaria de Saúde do Estado do Estado de São Paulo faz campanha para estimular a doação de leite humano, com objetivo de manter a quantidade dos estoques durante o período de dezembro à janeiro, meses em que as doações caem aproximadamente 50%.

Segundo Cláudia Sampaio, coordenadora do Centro de Lactação Banco de Leite Humano de Campinas, que existe há mais de 14 na cidade, a queda na doação de leite humano acontece desde novembro, pois comparado à outubro a coleta caiu de 132 para 111 litros.

“Deve-se pensar na doação acima de tudo como um ato de amor, por que você beneficia bebês com risco de morte que estão em UTIs neonatais e precisam desse leite não só como alimento, mas como um fator que vai ajudá-los a sobreviver”, conclui Claudia.

“Sem o leite doado por mães caridosas meu filho demoraria pra se recuperar, pois meu leite era pouco e o que saía não era considerado bom para sua alimentação”, diz Fabiana Cunha, mãe de Thomas, que nasceu prematuro e teve que ficar internado durante quinze dias se alimentando de leite humano, fruto de doação. O exemplo de Fabiana e Thomas comprova que a sensibilidade das mães doadoras de leite salva vidas.

Segundo dados publicados pelo Ministério da Saúde, o Brasil possui a maior rede de bancos de leite do mundo, no total são 187 bancos de leite e 29 postos de coleta que cobrem todo o território nacional.

Para a nutricionista Renata Pessoni o aleitamento materno proporciona um excelente estado nutricional, “inúmeras pesquisas mostram o efeito protetor do leite materno contra a mortalidade e morbidade infantis, além da importância na construção do emocional do ser humano”.

Renata explica também, que o leite materno melhora o desenvolvimento neuromotor, cognitivo e psicológico da criança, pois é constituído de nutrientes em concentrações adequadas de enzimas, hormônios e fatores de crescimento, além de conter ácidos graxos essências.

A mãe de Thomas enche os olhos de felicidade e com um largo sorriso responde sobre a saúde de seu filho: “Bem de saúde? Nossa, põe bem nisso! A saúde dele é maravilhosa!”

Serviço

A coleta do leite é feita no domicilio da mãe doadora e abrange 11 municipios da região (Valinhos, Vinhedo, Jaguariúna, Holambra, Santo Antonio da Posse, Indaiatuba, Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor e Paulínia.

Mais informações sobre a doação de leite do Centro de Lactação Banco de Leite Humano de Campinas podem ser vistas no site: Doação de leite em Campinas ou através do telefone: (19) 3731-6039.

Saiba mais
Dúvidas sobre amamentação

Sem comentários: