segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Origem na Mesa

Vendedora de TacacáPor Douglas Fonseca

O Brasil desde sua descoberta sofreu uma fusão de religiões, etnias, raças e culturas. Com a chegada dos portugueses à nova terra, houve uma mistura de conhecimentos e uma troca de experiências entre os habitantes nativos e os descobridores.
Nesse quadro também se encaixa a culinária. A comida indígena, baseada única e exclusivamente com elementos da natureza, como frutas e carne da caça, começa a receber novos ingredientes e temperos.
“Eu sempre gostei de cozinhar, quando pequeno tiravam sarro da minha cara, diziam que cozinhar era coisa para mulher. Não é bem assim. Existe todo um campo de pesquisa sobre origens, ingredientes e até de nomes das comidas. Quando cresci, juntei o útil ao agradável, estudei para me tornar chef e hoje dedico meus estudos para a origem dos alimentos mais conhecidos”. Afirma o Chef de Cozinha Ricardo Ramos, que há 25 anos pesquisa a diversidade da comida brasileira.
Muitas das formas de preparo e receitas que são mais conhecidas hoje em dia foram criadas pelos indígenas e pelos escravos trazidos para o Brasil pelos portugueses. Logo não só os portugueses que trouxeram suas novas comidas e temperos, agora os escravos africanos se juntaram a mistura que ocorreu no Brasil.
Com o passar dos anos outras civilizações migraram para o Brasil e junto trouxeram os costumes culinários de seu país. Não é a toa que no país do carnaval o povo brasileiro em sua grande maioria é um povo eclético.
É possível de se encontrar pessoas que gostem dos pratos típicos da Bahia, assim como também gostam de pratos do Sul do país. E não para por aí, de alguns anos pra cá pratos “importados” como a comida japonesa, chinesa e árabe teve um crescimento grande e ganhou popularidade no Brasil.
“A mistura de raças no Brasil causou um “mix” da cozinha brasileira, antes era tudo muito simples, existia uma falta de temperos e ingredientes. A chegada de outras nações que migraram para cá fez com que a comida brasileira ficasse mais rica e diversificada.” Conclui Ramos.
Nós do Notícias à Mesa trazemos alguns nomes interessantes e diferentes juntamente com suas origens.
Tacacá – De origem indígena, deriva de um tipo de sopa indígena, é originado da Região Amazônica do Brasil, os ingredientes são tucupi (molho de cor amarela extraído da mandioca), camarão, jambu (erva típica região do Pará), É servido quente com sal e pimenta e cuias.
Furrundum ou furrundu – Comida Caipira da Região do Vale do Paraíba, na verdade o Furrundum é um doce que tem em seus ingredientes Cidra (fruto também chamado de toranja) ralada, mamão verde ralado e rapadura derretida ou açúcar mascavo.
Afogado - Também é uma comida típica da região do Vale do Paraíba mas é fácil de se encontrar no litoral Norte e Sul do Estado de São Paulo, é feito com refogado de carne de vaca e servido com farinha de mandioca, esse prato é considerado como comida caipira.

Sem comentários: